ProInfo – Educação na Cultura Digital – 2014

Trata-se de um curso à distância estruturado de modo a articular a produção de ações coletivas dentro das unidades escolares, de maneira crítica e reflexiva, com leituras e estudos, envolvendo gestores e corpo docente e NTE/NTM. Há acompanhamento presencial nas escolas além do acompanhamento virtual. Não foram permitias inscrições individuais, apenas de coletivos escolares compostos por no mínimo 4 membros, sendo um deles, necessariamente um gestor.

OBJETIVO GERAL:

Formar educadores para integrar crítica e criativamente as tecnologias digitais de comunicação e informação aos currículos escolares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

I – Reconhecer e promover práticas pedagógicas com o uso das TDIC que qualifiquem  enriqueçam o aprendizado dos estudantes, enquanto incentivam a superação de dificuldades como o fracasso escolar, as exclusões, e levem à construção de subjetividades solidárias e autônomas.

II – Estabelecer  vínculos  e  reciprocidades  entre  teorias  e  práticas  pedagógicas  e  entre cotidiano escolar e sociedade.

III – Formular compreensões abrangentes sobre as razões e os modos diversos de inserção das TDIC no processo educativo.

IV – Desenvolver habilidades e competências para o uso efetivo das TDIC.

V – Conceber, executar e avaliar a inserção das TDIC na prática pedagógica, em especial, a utilização e apropriação crítica das ferramentas de comunicação e cooperação digitais.

VI – Conduzir  reconstruções  significativas  dos  Projetos  Político  Pedagógicos  das  escolas envolvendo, dentre outros aspectos: » novas concepções de currículo; » integração das TDIC ao currículo; » arranjos mais criativos e flexíveis de tempo-espaço; » redefinição de papéis e funções orientados à gestão pedagógica das tecnologias disponíveis; » participação efetiva das comunidades escolares, visando à gestão democrática e inclusiva.

VII – Conceber planos e estratégias pedagógicas considerando a inserção das TDIC nas diferentes disciplinas.

VIII – Promover a produção autônoma e coletiva de conteúdos digitais, usando diversas linguagens midiáticas em convergência, compreendendo o papel desta construção coletiva na emancipação dos sujeitos e da comunidade escolar.

IX – Assumir a importância da relação entre escola e comunidade no desenho dos planos didáticos, neles incluindo as experiências e os saberes comunitários.

X – Desenhar e implementar estratégias coletivas de sustentabilidade destas iniciativas, possibilitando, assim, a sua continuidade e aperfeiçoamento dentro dos interesses e necessidades da escola, que se constituirá, assim, como agência formadora de seus próprios profissionais.

Fonte: http://educacaonaculturadigital.mec.gov.br

Modalidade de Ensino – À distância

Carga Horária Distância: 360 horas

Carga Horária Presencial: 32 horas