Docência na Educação Infantil – 2014

No contexto deste projeto compreendemos formação continuada como um direito e dever dos profissionais da Educação, neste caso, da Educação Infantil, sendo que esta não pode ser vista de forma separada da formação pessoal destes sujeitos. Do mesmo modo, reconhece a relação entre a formação dos (as) professores (as) e a construção de práticas pedagógicas de qualidade, assegurando o direito das crianças e de suas famílias a terem acesso e participarem de contextos e práticas educativas de qualidade. Igualmente, vê a formação como sendo um processo intencionalmente definido, centrado em uma visão ética, política e estética da prática pedagógica. Ação continuada na qual a prática docente é tomada como ponto de partida e, na mediação promovida por meio da interação com os pares, com os professores formadores, a produção bibliográfica e documental da área e a reflexão coletiva, mobiliza, instrui e qualifica o profissionalismo. A reflexão crítica desenvolvida no movimento dessa formação, por exigir uma postura mais investigativa orientada pela relação teoria-prática, pode ajudar a construir um profissionalismo docente mais autônomo. Assim, a proposta de formação continuada pautada na reflexão coletiva, partindo do contexto da prática docente e retornando a ele.

OBJETIVO GERAL:

Promover ações continuadas de formação aos profissionais da Educação Infantil (professores, coordenadores pedagógicos, diretores de creche e pré-escola entre outros) dos sistemas públicos de ensino catarinenses, neste momento, com foco no trabalho com os(as) professores(as) auxiliares.

Modalidade de Ensino – Extensão

Carga Horária Presencial- 180h

 

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