Coordenadoria

Pedagoga Rute da Silva – Coordenadora / Pró-Reitoria de Graduação, Coordenadora Institucional do COMFOR/UFSC.

Por meio das ações desenvolvidas pelo COMFOR/UFSC, têm-se por objetivo principal o fortalecimento da política de formação de profissionais da educação básica, com vistas a melhoria da qualidade da educação brasileira. Em consonância a estes objetivos a coordenação institucional do COMFOR/UFSC tem o propósito de:

  • assegurar a indução, a articulação, a coordenação e a organização de programas e ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica;
  • fomentar e implementar projetos de pesquisa, extensão e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores da educação básica;
  • incentivar e promover a formação continuada para a Educação Básica: desenvolvimento de capacitações, estudos, projetos, avaliações, implementação de políticas e programas demandados pela Educação Básica, por meio de apoio técnico, pedagógico e financeiro, inclusive ao sistema Universidade Aberta do Brasil UAB, considerando o currículo de Educação Básica e programas específicos para população indígena, do campo e quilombola; a formação para a docência intercultural; o ensino da história e cultura indígena, afro-brasileira, africana, a educação escolar quilombola; o atendimento educacional especializado; a educação de jovens e adultos; a educação em direitos humanos; a sustentabilidade socioambiental; as relações étnico-raciais, de gênero, diversidade sexual; e direitos da criança e do adolescente, bem como contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados para a melhoria da formação;
  • viabilizar a manutenção das atividades do Comitê Gestor Institucional possibilitando executar de forma eficaz e transparente as políticas indutivas do MEC no apoio à capacitação e formação inicial e Continuada de professores, profissionais, funcionários e gestores para a educação básica.

A Coordenadoria desenvolve-se por meio de ações que objetivam a consolidação da política nacional de formação, a valorização dos profissionais das redes públicas de ensino e as relações democráticas de trabalho.