PNEM – Pacto Nacional do Ensino Médio – 2014
Com o objetivo de ampliar e valorizar a formação continuada de profissionais do ensino médio, por meio da Portarianº 1.140, de 22 de novembro de 2013, foi Instituído o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, pelo qual o Ministério da Educação – MEC e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso com a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei nº 9394, de 1996, e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, instituídas na Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012.
A adesão e a pactuação com cada secretaria estadual e distrital de educação e com as instituições de educação superior – IES públicas foram formalizadas por meio de módulo específico que foi disponibilizado eletronicamente pelo MEC. Neste sentido, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que desde a sua origem assumiu o compromisso com a qualidade da educação básica, em novembro de 2013, aderiu ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM).
OBJETIVO GERAL:
Qualificar processos pedagógicos desenvolvidos no âmbito do Ensino Médio em Santa Catarina por meio da Formação Continuada de Professores e Coordenadores que atuam nas escolas públicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I – Desenvolver, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, uma ampla reflexão sobre as temáticas referentes ao ensino médio em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio – DCNEM;
II – Realizar seminários em nível estadual a fim de mobilizar e articular a formação desenvolvida no Programa;
III – Desencadear, por meio do Pacto, um movimento de reflexão sobre as práticas curriculares que são desenvolvidas nas escolas do ensino médio, com vistas a construir subsídios para o desenvolvimento de práticas educacionais focadas na formação humana integral, de acordo com as novas DCNEM;
IV – Fomentar o desenvolvimento de propostas curriculares e atividades inovadoras nas escolas de Ensino Médio, na perspectiva do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI;
V- Desenvolver uma proposta formativa focada nos campos temáticos e nas áreas de conhecimento como matrizes de referência para a construção dos Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento dos sujeitos do ensino médio.
VI. Integrar, na formação, ações de pesquisa e avaliação.
SEMINÁRIO LANÇAMENTO DO PNEM:
Reunião Comitê Gestor/Formadores Regionais e Formadores da IES em julho de 2014
PRIMEIRA ETAPA DA FORMAÇÃO:
FORMAÇÃO SEGUNDA ETAPA:
REUNIÃO COMITÊ GESTOR E SED – DEZ – 2014: